Priscila Farias

pRISCILA

Directora del Comité Internacional for Design History and Design Studies (ICDHS). Profesora de Arquitectura y Urbanismo
Universidad de São Paulo (FAU USP)

Priscila Lena Farias nasceu e se formou em São Paulo, Brasil, morou por três anos em Florença (Itália), e hoje vive em sua cidade natal. É designer gráfica, pesquisadora e professora na área de design. Possui doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e bacharelado em Comunicação Visual (Desenho Industrial) pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Priscila e professora do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da mesma instituição, e coordenadora do LabVisual (Laboratório de Pesquisa em Design Visual). É editora do periódico científico InfoDesign – Revista Brasileira de Design da Informação, membro do corpo editorial outras publicações da área de design, e atua como parecerista para várias entidades científicas.

Farias foi presidente da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI) e membro da diretoria da Associacão dos Designers Gráficos (ADG, Brasil). Atualmente é membro da diretoria do International Committee for Design History and Design Studies (ICDHS). Sua atuação profissional tem foco nas áreas de design editorial, design de tipos e design de identidade visual. Algumas de suas fontes tipográficas digitais são distribuídas pela T-26, fundidora baseada em Chicago (EUA). É tradutora de obras sobre tipografia e design gráfico, autora do livro “Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias” (Rio de Janeiro: 2ab), e de diversos artigos sobre design gráfico, tipografia, história do design e semiótica.
 
 

Universidad de São Paulo
Facultad de Arquitectura y Urbanismo.
São Paulo, Brasil.

A Universidade de São Paulo (USP), criada em 1934, é considerada a melhor universidade da América Latina, e está entre as 200 melhores do mundo segundo os rankings internacionais, com destaque para sua produção intelectual e reputação acadêmica. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, fundada em 1948, é pioneira no ensino superior de design no Brasil, tendo incluído disciplinas de desenho industrial e comunicação visual em seu curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo em 1962. Desde 2002, a FAU oferece cursos de Mestrado e Doutorado na Área de Concentração Design e Arquitetura, dentro do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, considerado um dos melhores do Brasil pelo Ministério da Educação. Desde 2005, oferece também o Bacharelado em Design, com duração de 5 anos. O corpo docente da área de design da FAU USP é formado por profissionais e pesquisadores de renome nacional e internacional, e seus estudantes e egressos tem tido destacada atuação em concursos e encontros científicos.