Vasco Branco

VascoBranco WEB

Universidade de Aveiro
Aveiro, Portugal

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (Design de Interação) pela FEUP e Professor Associado do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro onde foi um dos primeiros responsáveis pelo desenvolvimento da área de Design (licenciatura, mestrados e doutoramentos).

Foi coordenador do Programa Doutoral em Design (@UA) até 2012, iniciativa conjunta das Universidades de Aveiro e do Porto.

É diretor do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura). Representa a Universidade de Aveiro como vice-presidente da ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas).

É membro do Comité Executivo da European Academy of Design e do conselho editorial de algumas revistas internacionais na área do Design (The Design Journal, The ‘Radical’ Designist: Journal of Design Culture, I+DISEÑO).

Universidade de Aveiro

Desde o seu início, a Universidade de Aveiro (UA)transformou-se numa das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país. A UA tem agora mais de 15.600 alunos distribuídos por 16 Departamentos Universitários e quatro Escolas Politécnicas que trabalham juntos de uma forma inter-disciplinar de acordo com suas afinidades académicas e de investigação.

A UA é um lugar para a investigação, onde os produtos e soluções inovadoras são desenvolvidas para contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia.

É um parceiro privilegiado de empresas e de outras organizações nacionais e internacionais com as quais a Universidade colabora em vários projetos e para as quais presta serviços importantes.

Em 2011, 470 projetos de investigação e de transferência de tecnologia estavam ativos na UA, dos quais 54 eram financiadas por programas internacionais e europeus. Todos esses projetos são desenvolvidos em 14 Unidades de Investigação e 4 Laboratórios Associados, de diversas áreas científicas (Ambiente e do Mar, cerâmica e materiais compósitos; nanoestruturas, nanomodelação e nanofabricação, telecomunicações, electrónica e telemática, tecnologia mecânica e automação; geotecnologias e geo-engenharia, biologia celular, química orgânica de produtos naturais, matemática e aplicações, educação e ciências comportamentais, línguas e culturas, tecnologias e ciências da comunicação, governança, competitividade e políticas públicas, políticas para o ensino superior, a música e dança, design).

Reflexiones de Vasco Branco como Comité Científico