Fecha:

Jueves 26_15.30 a 20.30

Lugar:

Aula, Central de Diseño

Precio:

Gratuito


Aforo:

15 personas

Organiza:

BID17

Inscripciones:

Formulario


Coordina: Mario Vairinhos

A tecnologia digital abre a possibilidade de envolver o visitante a um nível mais profundo e pleno na narrativa museográfica do museu. Os paradigmas de interação que lhes são associados permitem complementar a atitude contemplativa  que caracteriza a experiência museográfica originária do visitante com uma de natureza participativa e centrada na singularidade da sua pessoa.
A técnica da Realidade Aumentada, aliada à popularidade dos smartphones, assume maior relevância no contexto da museografia e expográfia devido à sua capacidade em representar e associar conteúdos digitais (infografias, modelos tridimensionais, legendas, diagramas)  diretamente sobre o espaço físico expositvo. Deste modo, a equipa de design tem ao seu dispor um estratégia de comunicação que permite contextualizar os artefactos e as obras do museu de forma mais clara, rica e interessante.
No início da oficina serão apresentados  e analisados alguns dos projetos museográficos mais representativos em museus contemporâneos que recorrem à Realidade Aumentada bem como uma breve visão histórica desta técnica.
Num segundo momento os participantes da oficina irão desenvolver um projeto funcional que consiste em criar uma aplicação de Realidade Aumentada no smartphone que permite ao visitante explorar um artefacto físico exposto numa vitrine ou uma pequeno catálogo impresso aumentado. O projeto será desenvolvido em Unity 3D e Vuforia e não são necessário conhecimentos de programação por parte dos participantes.

Conocer la tecnología de realidad aumentada y su importancia como estrategia para el discurso museográfico. Desarrollar un proyecto práctico y funcional ejemplificativo de realidad aumentada para smartphone.

Destinatarios:
Diseñadores

Materiales que tiene que traer el participante:
Ordenador e smartphone (Android) por cada grupo de dos personas, tijeras, Bloc de notas.

Mário Vairinhos
Universidad de Aveiro, Portugal

Perfil

Professor at the Department of Communication and Arts of the University of Aveiro since 2001, researcher in the area of Interaction Design and Human-Computer Interaction, with particular interest in tangible Media and Mixed Reality.
At the same time develops Digital Art work and Museography projects (ex:Museu do Dinheiro, Museu do Vinho do Porto, Museu de Municipal de Penafiel) in interaction design. He was co-founder and editor of Mimesis Contemporary Art Magazine.
Graduated in 1996 in Economics from the Faculty of Economics, University of Coimbra, in 2001 obtained the Master degree in Digital Arts at the School of Arts of Porto, Portuguese Catholic University. He holds a PhD in Communication Sciences and Technologies from the University of Aveiro and University of Porto.


ATRÁS