Lígia Lopes (Porto, 1979) é designer industrial, doutorada em Design pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Professora de Projeto de Design Industrial e de Produto desde 2002, é atualmente professora auxiliar convidada na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Criou recentemente o projeto Canhota – produtos e estratégias para o design consciente, onde desenvolve projetos de forma independente aplicando as metodologias e processos que defende.
Ao longo dos últimos anos tem trabalhado diferentes abordagens de projeto, nas quais as pessoas e os processos são valorizados, envolvendo ativamente utilizadores ou personagens menos visíveis do desenvolvimento dos produtos. Deste modo, afirma a sua postura ativista no Design, mostrando que as metodologias participativas e cocriativas, o projeto inclusivo que respeita e procura responder a um maior número de utilizadores, assim como a escolha consciente dos processos e a atenção ao ciclo do produto podem, e deverão, ser mais humanizados e transparentes.